Ressarcimento Amigável

Processo de análise prévia da viabilidade do regresso (sob os pontos de vista jurídico e econômico) e definição de estratégia.

A definição de estratégia leva em consideração fatores como histórico do terceiro (se realiza ou não acordos administrativos); existência ou não de Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) na região de competência; prazos prescricionais e necessidade de tempo de retorno das tratativas em tempo hábil, entre outros.

Definida a estratégia, por vezes de forma conjunta entre ACG Advogados e cliente, o setor de ressarcimento dá início às cobranças amigáveis, podendo ser por meio de Notificação Extrajudicial ou Reclamação Pré-processual.

Esgotado o prazo para tratativas com êxito, ou seja, com a recuperação do valor, prosseguimos, ainda, com a elaboração de instrumento particular de acordo e acompanhamento da quitação do acordo.

Na hipótese de esgotamento sem acordo (pelos mais variados motivos, como, por exemplo, inexistência no interesse de acordo pela parte contrária), prosseguimos com a elaboração de análise final, a qual serve como base e auxílio para tomada de decisão futura pelo cliente.

Notícias Relacionadas


A Súmula nº 620

A recente Súmula 620 nasceu no intuito de eliminar uma grande controvérsia acerca da possível inexistência de cobertura no seguro de vida…

Leia Mais...

A Súmula nº 616

A Súmula em referência consolidou entendimento do STJ acerca de uma das maiores controvérsias inerentes ao ramo securitário…

Leia Mais...

A Súmula nº 610

A controvérsia a respeito do tema surgiu em decorrência do antigo Código Civil (1916), que diferente do atual, possuía como requisito…

Leia Mais...

A Súmula nº 609

A Súmula 609 do STJ exsurgiu da necessidade de consolidar o entendimento dos tribunais inferiores a respeito da recusa de cobertura…

Leia Mais...