Seguro de Automóvel

Conceito

O grupo automóvel possui ramos diversos destinados às mais diversas coberturas, como casco, a qual prevê como cobertura básica para veículo contra risco de colisão, incêndio, roubo e furto. Há ainda no mesmo grupo automóvel o seguro DPVAT, o qual é obrigatório por força de lei e é destinado a indenizar vítimas de acidentes de trânsito, sejam eles motoristas, passageiros ou pedestres.

Outro seguro também popularmente conhecido é o seguro responsabilidade civil facultativa veículos automotores terrestres – RCFV. Como o próprio nome já diz, trata-se de um seguro cuja contratação é facultativa, o qual se destina a proteção do segurado contra qualquer dano que ele possa causar a algum terceiro, como bater no carro de outra pessoa ou atropelar alguém.

O grupo automóvel não está limitado aos ramos citados, mas estes correspondem aqueles comumente utilizados em sociedade.

Destinatário

Em verdade, os três ramos citado tem por finalidade precípua a proteção do segurado, quer seja de seu patrimônio, quer seja de responsabilização civil frente terceiros. Os mais diversos ramos de seguros pertencentes ao grupo automóvel, os quais correspondem a um enorme auxílio e proteção, possibilitando segurança e tranquilidade ao proprietário do automóvel.

Serviços

Atuamos com profunda atenção na orientação e condução de processos inerentes aos ramos de seguro automóvel nas diversas esferas de interesse; extrajudicial ou judicial. O ACG Advogados possui ainda um time de ressarcimento altamente treinado e preparado para obter ótimos resultado na esfera administrativa de ressarcimento, e ainda, com estratégias definidas caso a cobrança tenha que seguir o curso da esfera judicial.

Relevância jurídica

Por possuir caráter obrigatório em certas modalidades e por possuir cobertura de proteção de bem específico, possibilitando ainda a preservação do seguro frente terceiros, é fundamental a contratação de seguros do grupo automóvel para proteção do patrimônio e ativos.

Notícias Relacionadas


A Súmula nº 620

A recente Súmula 620 nasceu no intuito de eliminar uma grande controvérsia acerca da possível inexistência de cobertura no seguro de vida…

Leia Mais...

A Súmula nº 616

A Súmula em referência consolidou entendimento do STJ acerca de uma das maiores controvérsias inerentes ao ramo securitário…

Leia Mais...

A Súmula nº 610

A controvérsia a respeito do tema surgiu em decorrência do antigo Código Civil (1916), que diferente do atual, possuía como requisito…

Leia Mais...

A Súmula nº 609

A Súmula 609 do STJ exsurgiu da necessidade de consolidar o entendimento dos tribunais inferiores a respeito da recusa de cobertura…

Leia Mais...