Seguro do Agronegócio

Conceito

O agronegócio é um dos pilares da economia nacional, e em decorrência de tamanha relevância financeira e social, requer a proteção de um ramo securitário específico e coerente com as particularidades deste setor produtivo. Os seguros do agronegócio visam o fomento da atividade agrícola, por meio de garantias que abarcam toda a cadeia produtiva. Neste passo, os seguros voltados para o agronegócio compreendem modalidades e coberturas diversificadas, dentre as quais podemos citar, especialmente, as apólices direcionadas à proteção de equipamentos e insumos utilizados em atividades de plantio, manejo e colheita de cultivos agrícolas, entre eles, tratores, colheitadeiras, plantadeiras etc. Também existem no mercado diversas apólices direcionadas para proteção do capital empregado na lavoura, trazendo garantia ao produtor, que poderá ser ressarcido pelo capital despendido na compra de insumos para condução e manutenção da lavoura, ou mesmo pelo valor esperado com a produtividade da cultura agrícola que não se concretize.

Destinatário

Em razão da natureza do seguro, o qual é voltado para proteção de equipamentos, insumos, capital investido, lucro esperado, e em alguns casos fornece garantia específica até mesmo para determinados produtos como frutas e grãos, este produto se mostra bastante abrangente no ramo agrícola e pode ser contratado tanto por pessoas físicas como jurídicas, sejam elas produtores rurais, cooperativas ou associações de produtores, empresas de revendas de equipamentos, concessionárias de equipamentos agrícolas e agentes financeiros.

Serviços

Neste ramo securitário é necessária uma atuação voltada aos ditames particulares da área agrícola. Nosso time de advogados trabalha sempre pautado pela observância da legislação especifica, bem como normas e regulamentos do setor, os quais recaem sobre a atividade, fornecendo direção e obrigatoriedade a determinadas condutas. Logo, numa eventual demanda entre segurado e segurador, atuamos com a análise do caso concreto e aplicação das regras particulares do serviço agropecuário, concedendo ao cliente um panorama adequado para a correta resolução do caso.

Nosso conhecimento técnico neste ramo possibilita agregar valor às operações do cliente, cuja equipe do ACG Advogados está altamente capacitada para auxiliá-lo em todas as esferas necessárias.

Relevância jurídica

É primordial nas relações contratuais, em geral, a correta assistência jurídica. A assessoria adequada e capacitada possibilita a devida compreensão dos fatos à luz das mais diversas fontes de direito, como também, das próprias normas administrativas aplicáveis. Especialmente no ramo do agronegócio, isto se reveste de relevância ainda maior, onde uma análise por quem entende do assunto faz toda a diferença, quer seja de maneira preventiva, quer seja por meio de uma defesa ou representação adequada em juízo, requisitos esses que o ACG Advogados reconhecidamente detém.

Notícias Relacionadas


A Súmula nº 620

A recente Súmula 620 nasceu no intuito de eliminar uma grande controvérsia acerca da possível inexistência de cobertura no seguro de vida…

Leia Mais...

A Súmula nº 616

A Súmula em referência consolidou entendimento do STJ acerca de uma das maiores controvérsias inerentes ao ramo securitário…

Leia Mais...

A Súmula nº 610

A controvérsia a respeito do tema surgiu em decorrência do antigo Código Civil (1916), que diferente do atual, possuía como requisito…

Leia Mais...

A Súmula nº 609

A Súmula 609 do STJ exsurgiu da necessidade de consolidar o entendimento dos tribunais inferiores a respeito da recusa de cobertura…

Leia Mais...