Seguro de Crédito

Conceito

O seguro de crédito tem por finalidade proteger determinado negócio contra o não pagamento de dívida de transações comerciais.

Destinatário

De acordo com o conceito SUSEP, seguro de rédito interno, é uma modalidade de seguro que tem por objetivo ressarcir o segurado (credor), nas operações de crédito realizadas com clientes domiciliados no país, das perdas líquidas definitivas causadas por devedor insolvente.

Serviços

Tais perdas líquidas definitivas correspondem ao total do crédito sinistrado acrescido das despesas de sua recuperação e deduzido das quantias efetivamente recebidas, relativas a esse crédito.

Neste ramo o sinistro fica configurado quando ocorre a insolvência do devedor, a qual é reconhecida por meio de medidas judiciais ou extrajudiciais realizadas para o pagamento de dívidas. Portanto, para a correta e precisa defesa judicial, ou ainda, parecer ou suporte em sede administrativa, é primordial a atuação de profissional que detém conhecimento sobre esse ramo de seguro, requisito este que o ACG Advogados é detentor e está apto a atuar nos interesses de seus clientes, sempre com base na melhor jurisprudência e normas securitárias.

Relevância jurídica

Por tratar de proteção de negócios frente à insolvência de terceiros, trata-se de um seguro que possui grande relevância econômica e encontra cada vez mais espaço no mercado.

Notícias Relacionadas


A Súmula nº 620

A recente Súmula 620 nasceu no intuito de eliminar uma grande controvérsia acerca da possível inexistência de cobertura no seguro de vida…

Leia Mais...

A Súmula nº 616

A Súmula em referência consolidou entendimento do STJ acerca de uma das maiores controvérsias inerentes ao ramo securitário…

Leia Mais...

A Súmula nº 610

A controvérsia a respeito do tema surgiu em decorrência do antigo Código Civil (1916), que diferente do atual, possuía como requisito…

Leia Mais...

A Súmula nº 609

A Súmula 609 do STJ exsurgiu da necessidade de consolidar o entendimento dos tribunais inferiores a respeito da recusa de cobertura…

Leia Mais...